Bloco da Reciclagem 2026 ultrapassa 6 toneladas recuperadas e fortalece gestão tecnológica de resíduos no Carnaval de SP
18/02/2026
Com monitoramento em tempo real pelo Painel da Circularidade, o Bloco da Reciclagem 2026 contabilizou mais de 6 toneladas de materiais recicláveis recuperados nos dias 7 e 8 de fevereiro, durante o Pré-Carnaval de São Paulo. A atuação ocorreu nos polos do Ibirapuera e da Consolação, com a participação de centenas de catadores e catadoras de materiais recicláveis, reafirmando o uso de tecnologia para garantir rastreabilidade, transparência e mensuração de impacto social e ambiental na maior festa popular do país.
A operação, que segue até o dia 22 de fevereiro, é executada pela Ancat – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, em parceria com a Ambev e a EcoUrbis, com apoio institucional da Prefeitura de São Paulo.
O Painel da Circularidade é uma ferramenta digital – lançada pela Ancat em 2024 – que monitora em tempo real da prestação de serviços realizada pelos catadores(as). O sistema acompanha a produção individual, metas atingidas, bonificações e os impactos sociais e ambientais gerados pela operação.
Até o momento, o painel registra 6,38 toneladas recuperadas, sendo 2,99 toneladas de alumínio e 3,45 toneladas de plástico, além de 276 metas cumpridas (245 de 20kg e 31 de 15kg), com atuação nas centrais de triagem do Ibirapuera e da Consolação.
A tecnologia utiliza gestão digital e inteligência de dados para assegurar transparência nos pagamentos, controle de qualidade e conformidade com as normas da logística reversa.
Além dos resultados operacionais, os dados já demonstram impacto social e ambiental concreto. A operação mobilizou 257 postos de trabalho, com um valor de hora média superior a 80% da hora percebida pelo salário mínimo oficial, gerando impacto correspondente a quase 3 mil pratos de comida. No campo ambiental, a reciclagem realizada já representa economia de 4,5 barris de petróleo, preservação de 11,10 toneladas de bauxita, geração de mais de 41 mil MWh de energia economizada e redução de aproximadamente 26 toneladas de CO².
“Mais uma vez estamos demonstrando que é possível unir tecnologia, inclusão produtiva e gestão ambiental qualificada em um dos maiores eventos do país. O Painel da Circularidade garante transparência, reconhecimento do trabalho dos catadores e mensuração real do impacto social e ambiental gerado. Os catadores e catadoras são protagonistas dessa transformação”, afirma Roberto Rocha, presidente da Ancat.
A atuação contemplou o Pré-Carnaval (7 e 8 de fevereiro) e segue nos dias oficiais de folia (14, 15, 16 e 17 de fevereiro), além do Pós-Carnaval (21 e 22 de fevereiro), quando
será encerrada a operação. Durante esse período, centenas de catadores e catadoras participam da folia trabalhando, promovendo a coleta seletiva e evitando que toneladas de resíduos recicláveis tenham como destino o aterro sanitário.
Cooperativas envolvidas
Participam da operação as cooperativas Coopere Centro, Coopamare, Cooperpoba, Grupo Luz Divina e Casa do Catador com a parceria do Instituto Rede CataSampa, do Comitê da Cidade do MNCR – Movimento Nacional dos Catadores, do Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua (MNLDPSR) e Pimp My Carroça. Todo o material coletado será destinado à Coopere Centro, responsável pela comercialização dos recicláveis, fortalecendo a cadeia da reciclagem e a economia circular no município de São Paulo.
Ancat