Sicoob Paulista premia escola pública de Garça com lousa digital após vitória de aluno em concurso nacional do Instituto Sicoob
12/02/2026
Um desenho pode carregar amizade, sonhos e inclusão. Mas, às vezes, ele carrega algo a mais: a capacidade de transformar uma escola inteira. Foi o que aconteceu em Garça (SP). O talento do aluno Gustavo Miguel de Almeida, de 9 anos, vencedor nacional do 14º Concurso Cultural do Instituto Sicoob, garantiu à EMEIF Profª Samira El Adass a entrega de uma lousa digital realizada pelo Sicoob Paulista, nesta quarta-feira (11).
Com papel, lápis de cor e Braille, Gustavo, que tem deficiência visual, se destacou entre mais de 200 mil estudantes de todo o Brasil. Seu desenho, que retrata a amizade e a inclusão, garantiu não apenas reconhecimento nacional, mas também benefícios concretos para sua escola.
Para a direção da EMEIF Profª Samira El Adass, a conquista é motivo de orgulho coletivo e representa um avanço importante para toda a comunidade escolar.
“Abraçamos o projeto desde o início e tivemos a alegria de ver o nosso aluno Gustavo ser contemplado com esse prêmio. A lousa digital chega como mais um recurso pedagógico para apoiar o desenvolvimento das nossas crianças e tornar o aprendizado ainda mais significativo. A escola é um braço da sociedade, e parcerias como essa, com o Sicoob Paulista, agregam valores à nossa instituição e à comunidade como um todo,” afirma o diretor da unidade, Edinei Lima Almeida.
A cerimônia também foi marcada por um gesto especial: a turma entregou ao Sicoob Paulista um cartão de agradecimento, com texto em Braille produzido por Gustavo.
Retorno para a sociedade
Além da lousa digital destinada à instituição de ensino, o aluno também foi premiado com mochila, tablet, medalha e troféu. Como parte da premiação, Gustavo e seu pai, Reynaldo Antônio, visitaram o Centro Cooperativo Sicoob (CCS), em Brasília (DF), onde conheceram de perto a estrutura do sistema cooperativista.
O assessor institucional do Sicoob Paulista, Antônio de Souza, destaca o envolvimento da escola como decisivo para que o Concurso Cultural ganhasse vida dentro da sala de aula e mobilizasse alunos e educadores. Segundo ele, a entrega da lousa digital é um exemplo claro de como o cooperativismo gera retorno social direto.
“Quando um aluno se dedica, participa e conquista um reconhecimento nacional, toda a escola ganha junto. É isso que o cooperativismo faz: transforma resultados individuais em benefícios coletivos. A lousa que hoje chega à escola é fruto de um talento, mas o impacto dela será compartilhado por muitas crianças”, conclui.
Concurso Cultural
O programa fomenta o cooperativismo em escolas de ensino fundamental, tanto públicas quanto privadas, convidadas por uma cooperativa Sicoob, no caso, o Sicoob Paulista, além de cooperativas educacionais.
Em 2025, o tema “Diversidade que soma, cooperação que multiplica” levou cerca de 660 mil estudantes de todo o país, do 3º, 5º, 7º e 9º anos, a retratarem esses valores por meio de desenhos, textos narrativos, poemas e tiras em quadrinhos.
Nas mais de 20 cidades onde o Sicoob Paulista atua, no interior e na capital, dois alunos se destacaram: Ana Luiza Ferreira, da EMEF Profº Joel Job Fachini, em Araras (SP), que conquistou a etapa regional na categoria ‘poema’, e Gustavo, da EMEIF Profª Samira El Adass, reconhecido nacionalmente na categoria ‘desenho’.
O garoto retrata em seu trabalho uma cena rotineira, mas totalmente especial: um momento no recreio escolar em que o melhor amigo, Bernardo, o ajuda a se locomover com sua bengala, mostrando que “na escola, a inclusão acontece”.
Iniciativas como o Concurso Cultural ampliam o acesso à educação financeira e incentivam valores como cooperação, criatividade e cidadania desde a infância. A conquista de Gustavo simboliza o potencial transformador que nasce quando talento, oportunidade e apoio caminham juntos.
Assessoria de Imprensa Sicoob