Newsletter
Notícias

Reino Unido realiza censo de cooperativas de trabalhadores

20/01/2026

O Reino Unido está realizando o primeiro Censo de Cooperativas de Trabalhadores, com o objetivo de coletar “dados sólidos e reais que fortalecerão os argumentos a favor de melhores financiamentos, consultoria e políticas de apoio”.

O estudo é organizado pela Workers.coop, entidade máxima do setor. A pesquisa surge num momento em que o governo solicita evidências sobre o apoio empresarial às cooperativas, como parte de seu compromisso de dobrar o tamanho da economia cooperativa no país.

“Estamos realizando este censo para entender melhor as experiências, percepções e circunstâncias das pessoas que trabalham em cooperativas de trabalhadores em todo o Reino Unido”, disse a Workers.coop. “Ao coletar essas informações, pretendemos construir uma imagem mais clara de como as cooperativas de trabalhadores operam, quais desafios e pontos fortes elas compartilham e como se comparam a outros tipos de locais de trabalho. 

O resultado do censo trará avanços para as cooperativas de trabalhadores, pois ajudará a identificar oportunidades de apoio, treinamento, desenvolvimento e colaboração no setor.

Ao promover o censo no LinkedIn, a Co-operatives UK acrescentou: "Dados confiáveis ??são a forma como defendemos as cooperativas perante o governo."

“Nosso relatório sobre a Economia Cooperativa e Mutual demonstra que as cooperativas são mais resilientes, empregadoras mais justas e mais eficazes em manter a riqueza enraizada nas comunidades. Ao mesmo tempo, as opiniões e os dados dos membros influenciam e orientam o apoio que oferecemos – desde treinamentos e recursos até pacotes de consultoria.”

Espera-se que o censo identifique oportunidades de apoio, desenvolvimento e mobilização de cooperativas de trabalhadores; mostre como as empresas de propriedade dos trabalhadores se comparam a outras empresas; e fortaleça os argumentos a favor da cooperação entre os trabalhadores.

Para efeitos deste levantamento, o termo "cooperativa de trabalhadores" inclui cooperativas que são total ou parcialmente propriedade dos trabalhadores. A organização não precisa necessariamente ser uma cooperativa de trabalhadores "de fato" em termos de estatuto jurídico, mas deve identificar-se como tal.

Redação EasyCOOP com informações do portal Coop News

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.