Newsletter
Notícias

Celebrações do Dia do Cooperativismo beneficiaram mais de 76,5 mil pessoas em Goiás

11/12/2025

O Sistema OCB/GO, juntamente com cooperativas e prefeituras, realizou neste ano 21 edições municipais do Dia e Semana do Cooperativismo. Com atividades gratuitas, voltadas ao bem-estar, cidadania e desenvolvimento local, as ações beneficiaram mais de 76,5 mil pessoas. O público teve acesso a diversos serviços e atendimentos de saúde, educação financeira, orientações sociais, recreação, cultura e iniciativas ambientais.

Em Goiás, 26 municípios já contam com leis que incluem a celebração do Dia do Cooperativismo em seus calendários oficiais de eventos e a expectativa da entidade é ampliar esse número em 2026.

“A celebração do Dia do Cooperativismo no interior do estado tem desempenhado um papel importante na difusão e fortalecimento da cultura cooperativista. Já há leis aprovadas nesse sentido nos principais municípios goianos, onde há várias cooperativas estabelecidas”, afirma o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.

Segundo o dirigente, esse tipo de iniciativa faz com que a população dos municípios tenha melhor compreensão sobre a importância das cooperativas locais. “As pessoas percebem os impactos econômicos e sociais que elas geram. A adesão, muita vezes, tem sido espontânea e tende a abranger mais municípios. Esse movimento fortalece as cooperativas que, por sua vez, fortalecem os municípios onde estão instaladas”, frisa.

 

Destaques

A Semana do Cooperativismo em Anápolis foi a que atraiu maior público neste ano, totalizando 15 mil pessoas.  Goiânia, com o tradicional Dia C Goiás (Dia de Cooperar), no Jardim Botânico, também se destacou com oferta de atendimentos especializados, oficinas tecnológicas e ações ambientais, entre várias outras atrações. A ação atraiu cerca de 6 mil pessoas neste ano.

A celebração também foi realizada em Quirinópolis, Mineiros, Jataí, Rio Verde, Cristalina, Luziânia, Silvânia, Planaltina, Morrinhos, Piracanjuba, Itumbiara, Porangatu, Campinorte, Alto Horizonte, Uruaçu, Ipameri, Orizona, Rubiataba, Goianésia, Ceres, Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiânia e Itapuranga.

 

Etapas

Para que haja a inclusão da data comemorativa no Calendário Oficial de Eventos dos municípios, o Sistema OCB/GO atua inicialmente com a sensibilização do poder público. Vencida esta etapa, o processo segue com a apresentação de Projeto de Lei pela Prefeitura ou Câmara de Vereadores, com proposta de data (dia ou semana); aprovação e sanção da Lei, culminando com a realização da festa em parceria com cooperativas locais e a Prefeitura Municipal.

As ações, que são programadas e customizadas para cada município, estimulam a participação social e fortalecem os vínculos entre cooperativas e cidadãos. Dentre as atividades realizadas destacam-se consultorias financeiras, vacinação humana e animal, avaliação nutricional, orientação de saúde bucal, consultas médicas e oftalmológicas, doação de óculos, atendimentos públicos, atividades educativas diversas, recreação para as crianças e até doação de pets, mudas de árvores e distribuição de guloseimas para as crianças.

Piranhas, a partir de 2026, será a 27ª cidade goiana a celebrar o Dia do Cooperativismo. A Câmara Municipal aprovou este ano a lei que inclui a data no calendário oficial de eventos. A celebração será realizada no primeiro sábado do mês de outubro de cada ano.

Sistema OCB/GO

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.