Newsletter
Notícias

Evento no Sistema OCB/GO traz know-how da Nova Zelândia para cooperativas de leite

24/10/2025

O auditório do Sistema OCB/GO foi palco, nesta quinta-feira (23), da primeira edição do Brasil – Nova Zelândia Agro Day. O evento, uma realização da Central Rede com apoio do Sistema OCB/GO, teve a parceria da Agência de Desenvolvimento Econômico da Nova Zelândia (NZTE). O seminário reuniu autoridades, especialistas e representantes das cooperativas goianas para fomentar a troca de conhecimentos e parcerias bilaterais, com foco no sistema de produção de leite neozelandês.

Na abertura do evento, Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO e anfitrião, destacou que o seminário foi uma oportunidade para os cooperados conhecerem a tecnologia de um país campeão em produtividade leiteira. Victor Rios, gerente-geral da OCB/GO, reforçou a importância da nova parceria com a embaixada da Nova Zelândia. “O Sistema OCB/GO tem viabilizado oportunidades, agregando valor a produtos e consolidando certificações, para que nossas cooperativas estejam preparadas quando surgir a oportunidade de exportar”, afirmou.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, parabenizou a iniciativa do Sistema OCB/GO. “Essa aproximação com a Nova Zelândia, um país protagonista em desenvolvimento tecnológico rural, é uma oportunidade para Goiás. A cooperação bilateral para o compartilhamento de tecnologias contribuirá com o desenvolvimento sustentável da nossa pecuária”, disse.

Bruno Ribeiro, diretor da Central Rede, enfatizou o espírito de colaboração do cooperativismo. “É muito oportuno receber representantes de um dos países mais importantes para a cadeia láctea mundial. Aprendemos com a Nova Zelândia e eles podem aprender com as cooperativas goianas, para que, no final, nosso produtor rural seja fortalecido”, declarou.

Representando o governo neozelandês, Luiz Antonini, gerente de negócios da Agência de Desenvolvimento Econômico da Nova Zelândia (NZTE), agradeceu a parceria. “Não teria como promover esse debate sobre práticas pecuárias sem a ajuda do Sistema OCB/GO e da Central Rede. É um prazer para o governo da Nova Zelândia estar aqui hoje, com todas as portas abertas que nos foram oferecidas”, expressou.

Marcelo Gomes, coordenador da Câmara de Comércio Exterior da Fecomércio, ressaltou que a troca de boas práticas e tecnologias é fundamental para aumentar a competitividade da produção e das cooperativas brasileiras. “O trabalho que o Sistema OCB/GO tem feito é diferenciado e oportuniza novos negócios e relacionamentos com vários países, e com a Nova Zelândia não é diferente, uma referência na pecuária leiteira”, completou.

A programação do Brasil – Nova Zelândia Agro Day foi extensa e incluiu palestras com representantes do governo da Nova Zelândia e de empresas como LIC, Gallagher, PGG, Tait Communications, MilkBar e QCONZ. Os participantes puderam acompanhar desde uma apresentação sobre os resultados da Missão Técnica da OCB/GO à Índia até painéis temáticos que discutiram casos de sucesso do modelo neozelandês no Brasil, genética animal, automação, conectividade no campo e a adaptação de tecnologias de pastagem. 

 

Sistema OCB/GO

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.