Notícias
Na contramão dos bancos tradicionais, cooperativas de crédito ampliam presença física no ES
23/10/2025
O número de agências de cooperativas de crédito abertas no Espírito Santo tem crescido e contrasta com a quantidade de estabelecimentos bancários que têm sido fechados no estado. O fenômeno foi noticiado pelo colunista Leonel Ximenes, em A Gazeta, no último sábado (18/10).
Leia a coluna na íntegra!
Um levantamento realizado pelo Sistema OCB/ES aponta que existem 223 agências de cooperativas de livre admissão espalhadas pelo estado, contemplando o Sicoob, o Sicredi e a Cresol. Elas cobrem 96% do território capixaba. Em contrapartida, pelo menos 72 agências bancárias foram fechadas nos últimos cinco anos, conforme divulgado pelo Sindicato dos Bancários do Espírito Santo (Sindibancários-ES).
Na visão de Carlos André Santos de Oliveira, diretor-executivo do Sistema OCB/ES, a dinâmica reflete o propósito das cooperativas, que é manter um relacionamento próximo com as pessoas. “Para uma cooperativa financeira, a presença física nas cidades é uma estratégia de negócio, uma estratégia de aproximação e também uma preocupação com a localidade que está atuando”, avalia.
No entanto, a expansão física não impede que essas cooperativas invistam em seus canais de atendimento digitais. “Os aplicativos de cooperativas de crédito são modernos, seguros e intuitivos. A aposta nas agências físicas não implica em um atraso na expansão digital. Essas duas frentes são tratadas de forma concomitante, cada uma com a sua devida importância”, justifica Carlos André.
Quantidade de agências de coops de crédito de livre admissão no ES:
- Sicoob: 143 agências (75 municípios)
- Sicredi: 68 agências (55 municípios)
- Cresol: 12 agências (11 municípios)
Sistema OCB/ES