5º Fórum Integrativo Confebras deixa legado de intercooperação para fortalecer cooperativismo financeiro
22/10/2025
O 5º Fórum Integrativo Confebras, realizado em João Pessoa, desenhou um roteiro de estratégias para o futuro do cooperativismo financeiro no Nordeste e no Brasil, com foco na intercooperação. Nos dias 16 e 17 de outubro, o evento reuniu 1,8 mil pessoas em debates e reflexões para construir um Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) cada vez mais integrado, inovador e comprometido com o desenvolvimento sustentável.
“Nosso desafio comum é encontrar caminhos para alavancar o crescimento do cooperativismo no Nordeste, de forma intercooperativa”, afirmou o presidente da Confebras, Luiz Lesse, anfitrião do evento. “Este fórum é um espaço para fortalecer o crescimento das cooperativas da região, especialmente as independentes”.
Um dos resultados práticos do Fórum será a Carta do Cooperativismo Financeiro do Futuro, construída de forma colaborativa, que está em fase final de elaboração. O documento reunirá as contribuições e percepções das principais lideranças e participantes do evento em um pacto coletivo para orientar os próximos passos do cooperativismo financeiro diante das transformações econômicas, tecnológicas e sociais do nosso tempo.
Diálogos para construir o futuro
Um dos temas centrais do 5º Fórum Integrativo Confebras foi o fortalecimento regional do cooperativismo, debatido transversalmente e assunto principal do painel “O Futuro do Cooperativismo Financeiro no Nordeste”, que reuniu lideranças como o diretor de Fundos da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Heitor Freire; a presidente do Sicoob Central Nordeste, Karen Lucena Cavalcanti; o presidente da Central Sicredi Nordeste, Wilson Ribeiro Moraes Filho; além de Luiz Lesse.
O diálogo reforçou a importância da união como estratégia para o crescimento regional, destacando os desafios para ampliar o acesso ao crédito no Nordeste e fortalecer a governança. “A intercooperação não é mais uma opção; é o caminho para expandirmos de forma sustentável e relevante no Nordeste. Juntos, somos mais fortes e capazes de gerar um impacto real na vida das pessoas”, destacou Karen Lucena Cavalcanti.
Diálogo com o Banco Central
A reunião cooperativista em João Pessoa recebeu duas edições especiais do BC UNEVozes, projeto desenvolvido pela Confebras para fortalecer o diálogo entre o Banco Central e as cooperativas financeiras, principalmente as independentes.
O evento foi prestigiado por sete representantes do órgão regulador, demonstrando a relevância do segmento cooperativista para a agenda nacional do sistema financeiro. No dia 16, o chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias (Desuc), Adalberto Felinto, anunciou que, a partir de janeiro de 2026, o Banco Central do Brasil irá aplicar o Sistema de Riscos e Controles (SRC) na supervisão das cooperativas de crédito. Baseado na avaliação de risco e medidas preventivas, o modelo é utilizado em outros segmentos do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
“Vocês cresceram muito e se tornaram elementos fundamentais e importantes dentro do Sistema Financeiro Nacional. E quanto maior a relevância, maior o cuidado. O SNCC está caminhando para atingir R$ 1 trilhão de ativos, é muita coisa. E para cuidar desse dinheiro todo, precisamos ter gestão de riscos e governança apuradas, como nas instituições de primeiro porte do SFN”, explicou Felinto.
No segundo dia, representantes do Banco destacaram a necessidade de fortalecimento das cooperativas de crédito no ambiente financeiro digital e apresentaram inovações no Pix, principal meio de pagamento do país, com mais de mais de seis bilhões de transações por mês.
“Cooperativas, vocês precisam estar nos apps e no coração dos cooperados. Principalmente entre os jovens. Como as cooperativas de crédito vão chegar até eles? Pelos apps. É indispensável levar aos jovens os princípios cooperativistas, explicar a eles o que vocês são, o que vocês fazem, o bem que promovem”, destacou o chefe de divisão do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do Banco Central, Evaristo Araújo.
Premiações
Entre os momentos mais aguardados do 5º Fórum Integrativo Confebras, a premiação do Concurso CollabCoop – iniciativa que estimula a produção de conhecimento sobre o cooperativismo financeiro – deu o tom de inovação e futuro. A celebração dos vencedores teve ainda um toque especial: o sorteio de uma experiência do Programa de Capacitação Executiva Intercâmbio Confebras para proporcionar uma imersão cooperativista internacional.
O sorteado foi o gerente de Comunicação e Marketing da Sicredi Evolução, Elizomar Braga Filho, primeiro lugar no Eixo 1 com o artigo “A importância da participação dos colaboradores na formulação do planejamento estratégico”.
Ele dedicou a vitória à equipe: “Quero agradecer aos meus colegas, porque esse trabalho não é individual; é de todos que ajudaram a construir nosso planejamento estratégico”, disse. “Fico feliz em compartilhar este prêmio com todos vocês. Obrigado a todos, conselheiros, presidente e colegas”.
Vozes femininas
No painel “Mulheres no Coop”, a Confebras lançou o projeto “Vozes que Ecoam”, que será destaque no 16º Concred, em 2026, e reunirá relatos de líderes femininas que superaram desafios e contribuíram de forma decisiva para o fortalecimento de suas cooperativas.
A proposta contempla duas fases: a primeira, com a produção de vídeos curtos, que serão exibidos durante o evento; e a segunda, com a seleção de 40 relatos inspiradores que formarão um livro sobre o protagonismo feminino no setor.
“Quando damos oportunidade e apoio às mulheres, não apenas elas se desenvolvem, mas toda a cooperativa cresce. É assim que construímos um setor mais forte, inclusivo e preparado para o futuro”, afirmou a superintendente da Confebras, Telma Galletti.
O painel foi mediado por Maria Auxiliadora Umbelino de Souza, coordenadora do Projeto Capital Empreendedor no Sebrae Nacional, e contou com a participação de Jennifer Bueno, product manager do Sicredi; Daieny Guimarães Gomes, diretora de Negócios do Sicoob Central Nordeste; e Telma Galletti, da Confebras.
Cooperativismo do amanhã
Um dos momentos mais marcantes do Fórum, a roda de conversa “Raízes e Asas: Lideranças que Inspiram Novas Gerações”, reuniu diferentes gerações do movimento cooperativista, com a participação de Celso Ramos Régis, diretor da Confebras; Moacir Krambeck, presidente do Sistema Ailos; a professora Adriana Marcone, coordenadora pedagógica da Escola Integral Pedro Lins Vieira Melo (PB); e as estudantes Eduarda Inocência e Maria Eduarda Medeiros, que integraram o projeto Integração Juventude nos dois dias de evento.
As duas jovens disseram que não conheciam o cooperativismo e que aquela oportunidade estava sendo única para que estudantes como elas pudessem ter acesso às informações e saber mais sobre o modelo de negócios.
“Foi sensacional, porque eu pude ver de perto, acompanhar, escutar sobre o que é cooperativismo de fato. Quando entendi o significado, compreendi que o cooperativismo poderia ser, de certa forma, uma solução para um mundo mais próspero”, destacou Eduarda Inocência.
A amiga Maria Eduarda Medeiros, que também fez parte da programação do Integração Juventude durante os dois dias, concorda: “Não é todo dia que nós, jovens, temos a oportunidade de viver essa experiência. Isso agrega muito para a gente, pois, por ser uma escola pública, não se veem tantos temas assim. Então, conhecer e saber como funciona me fez perceber que o cooperativismo ajuda em muitas coisas e agrega bastante, não só para esse ambiente escolar, mas para o familiar também”.
Para Moacir Krambeck, presidente do Sistema Ailos, a juventude é o futuro do país e precisa compreender o que é o cooperativismo e como esse modelo transforma realidades. “O cooperativismo é o futuro dessa nação. De uma nação que pensa no seu semelhante, que valoriza o seu semelhante e enaltece as virtudes individuais. Precisamos falar das virtudes das pessoas e, principalmente, dos jovens. Temos que reeducar essa juventude, esses nossos jovens, a pensar de forma colaborativa e de forma cooperada”.
Liderança cooperativista
O encerramento do Fórum foi marcado pela palestra-show “Liderança Inspiradora: O Poder de Ter Poder”, conduzida por Marcelo Pirani. De forma dinâmica, o palestrante destacou a importância de uma liderança exercida com propósito, empatia e visão coletiva.
A apresentação abordou o papel do líder como agente de mobilização e desenvolvimento, ressaltando que o verdadeiro poder está em fortalecer equipes, construir relações de confiança e promover culturas de alta performance baseadas na cooperação.
Evento estratégico
Realizado pela Confebras, o 5º Fórum Integrativo tem patrocínio master do Sistema OCB e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio institucional do Sicoob Central NE, Central Sicredi Nordeste e Banco Central do Brasil.
Alinhado ao Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o evento é um espaço estratégico de ideias para que profissionais, lideranças e gestores do cooperativismo financeiro se conectem para construir, juntos, o futuro do segmento.
Confebras