Cooperativas de reciclagem no DF ganham reforço de 10 caminhões do Governo Federal
05/09/2025
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) entregaram, nesta quinta-feira (4/9), dez caminhões para a Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno (Centcoop). A ação faz parte do programa Coopera+, lançado em maio deste ano, com o objetivo de fortalecer a industrialização da cadeia da reciclagem no DF e entorno.
Na cerimônia, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, destacou a importância da economia circular para a sociedade.
“Tem uma importância ambiental, o trabalho da coleta. Uma importância ambiental, ao invés de ir para o aterro sanitário, volta para a indústria. Então isso ajuda o meio ambiente. Depois tem a importância social, porque está gerando renda, trabalho, organizando a população. E tem importância econômica”, ressaltou o Alckmin. Ao todo, a Centcoop receberá 20 caminhões em até dois anos, como parte do programa.
O programa Coopera+ está alinhado à Estratégia Nacional de Economia Circular (ENEC) do MDIC. A iniciativa converge com as metas da Nova Indústria Brasil, voltada para um setor produtivo mais verde, justo e inovador, e fortalece o cooperativismo em cadeias industriais da agricultura familiar.
Os veículos são novos e foram adaptados para a coleta seletiva – com carroceria metálica criada para transportar até 2,5 toneladas por viagem, além de um kit eletrônico de pesagem. Os caminhões serão distribuídos entre as cooperativas filiadas à Centcoop, que empregam cerca de 700 catadores e catadoras no DF e entorno.
O presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, informou que a chegada dos novos caminhões trará impactos significativos para as cooperativas de reciclagem do Distrito Federal e Entorno. “Com essas entregas, projetamos um aumento de 15% no volume de recicláveis coletados e um crescimento de 20% na renda média dos catadores, fortalecendo tanto a economia quanto a qualidade de vida dessas famílias”, disse o presidente.
De acordo com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Centcoop responde sozinha por 25% das compras de recicláveis no DF, movimentando, em média, 867 toneladas por mês.
Coopera+
O programa prevê investimento total de R$ 16,9 milhões, beneficiando cerca de 30 cooperativas do DF, organizadas em três grandes redes: a Centcoop, que recebe os caminhões nesta etapa, além da Rede Alternativa e da Central Centro-Oeste (CCO). Juntas, elas reúnem aproximadamente 1,1 mil catadores.
A iniciativa tem como meta ampliar em até 30% a produtividade da coleta seletiva, triagem e tratamento dos resíduos recicláveis, reforçando o papel essencial das cooperativas na economia circular.
Em julho, os primeiros equipamentos começaram a ser entregues, e a previsão é que, em até um ano, todas as cooperativas recebam os maquinários previstos.
Além da entrega nesta quinta, o programa prevê a destinação de 23 caminhões no total, além de outros maquinários e serviços para ampliar a produtividade da coleta seletiva e reforçar o papel das cooperativas na economia circular. Entre os itens previstos estão 2 equipamentos compactadores, 12 contêineres, 1 equipamento de roll-on/roll-off, 2 prensas, 4 esteiras, 4 plataformas, 2 mini pás-carregadeiras, 3 empilhadeiras, 60 carrinhos porta big bag, sistemas de pesagem e consultorias em processos produtivos, logística e economia circular.
Governo Federal