Newsletter
Notícias

Complexo Industrial do Café do Juruá e Coopercafé recebem visita institucional da vice-governadora Mailza Assis

04/07/2025

O Complexo Industrial do Café do Juruá, localizado em Mâncio Lima, foi oficialmente inaugurado dia 28 de junho de 2025, e vem se consolidando como um marco para o desenvolvimento econômico e social da região. A inauguração contou com a presença de autoridades estaduais e federais, lideranças políticas locais e representantes do cooperativismo acreano.

A vice-governadora do estado, Mailza Assis, visitou o complexo nesta quarta-feira, 2, acompanhada pelo deputado federal e presidente da FIEAC, José Adriano, do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita, dos vereadores Alana e Amozildo (de Mâncio Lima) e Francinei (de Cruzeiro do Sul), onde conheceu as instalações do empreendimento, conversou com cooperados e destacou a importância do projeto para a economia do Vale do Juruá.

“Esse é um projeto social que já está mudando a vida das pessoas, e vai mudar ainda mais. Quero parabenizar todos vocês, que são os verdadeiros protagonistas dessa transformação. Em nome do governo, reforço nosso compromisso em incentivar ainda mais essa parceria”, afirmou a vice-governadora.

Ela destacou a união de forças entre o governo, a bancada federal, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Secretaria de Indústria, a Coopercafé e lideranças locais como um diferencial importante.

 “Com tudo que foi apresentado, está claro que o café é um dos melhores negócios que podemos investir. Além de tudo, ele se alinha com a nossa legislação ambiental, oferecendo inclusive a possibilidade de compensação ambiental. Isso é muito forte, é um diferencial. E é por isso que nós acreditamos”, concluiu.

O presidente da Coopercafé, Jonas Lima, ressaltou a relevância da visita das autoridades e o impacto que o novo complexo já começa a gerar.

 “A vice-governadora, acompanhada pelo deputado federal José Adriano, o secretário Assurbanipal, e vereadores da região, conheceu todo o empreendimento, caminhou por suas instalações, fez perguntas e pôde ver de perto a importância desse complexo para o Juruá. Essa estrutura já está gerando emprego e renda para nossa população. Agora, esperamos que o governo estadual invista de forma mais contundente nesse setor que representa o futuro da agricultura familiar no Acre”, afirmou.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita, enfatizou o caráter institucional da visita e a intenção de aproximar o governo das demandas dos produtores:

“Essa indústria tem feito a diferença ao processar toda a cadeia produtiva do café na região. Nossa visita teve como objetivo ouvir os cooperados e entender de que forma o governo pode apoiar com mais eficácia essa cultura que tem transformado vidas no Juruá. Já temos políticas de incentivo fiscal, mas é possível fazer ainda mais, especialmente com a articulação da bancada federal e o apoio das instituições presentes.”

Rodrigo Forneck, superintendente do Sistema OCB do Acre, que acompanhou a agenda e participou da inauguração, destacou o papel das cooperativas no fortalecimento da economia regional:

“A inauguração do Complexo Industrial do Café do Juruá representa uma nova etapa no fortalecimento do cooperativismo na região. A Coopercafé é um exemplo de organização e eficiência. Esse empreendimento é fruto do esforço coletivo de produtores que acreditam no poder da cooperação. Estamos muito felizes em ver o cooperativismo sendo protagonista de uma transformação tão significativa, gerando trabalho, renda e dignidade para tantas famílias. A OCB está e continuará ao lado das cooperativas, apoiando técnica e institucionalmente iniciativas como essa.”

O Complexo do Café do Juruá passa agora a operar em plena capacidade, processando a produção dos cooperados da Coopercafé e agregando valor a esta cadeia produtiva da região. A expectativa é que a estrutura contribua de forma decisiva para consolidar o café como uma das grandes vocações econômicas do Acre.

 

 

 

Sistema OCB/AC

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.