Newsletter
Notícias

Belém abre as portas para FENCOOP2025 com programação voltada a inovação, intercooperação e desenvolvimento regional

25/04/2025

A Estação das Docas, um dos pontos turísticos mais visitados da capital paraense, está sendo palco da 5ª Edição da Feira de Negócios do Cooperativismo 2025 (FENCOOP), o maior evento de empreendedorismo cooperativista da região Norte do Brasil. Realizada anualmente no Pará, a feira reúne cooperativas de diversos segmentos e regiões do estado.

A FENCOOP 2025 teve início nesta quinta-feira (24) e segue até sábado (26), na Estação das Docas, com entrada gratuita. A programação ocorre das 15h às 22h. O evento tem como objetivo destacar a diversidade e o potencial do cooperativismo, além de promover o empreendedorismo, os serviços e os produtos da produção local.

O presidente do Sistema OCB/PA, entidade responsável pela realização da FENCOOP, Ernandes Raiol, avaliou o primeiro dia de evento: “O que estamos vendo aqui é justamente o resultado de toda uma discussão e trabalho realizado ao longo do ano. Temos mais de 100 cooperativas e 50 estandes, apresentando aos visitantes e à sociedade a bioeconomia da Amazônia. São produtos naturais, tudo o que há de melhor na região. Tudo isso pode ser degustado e conhecido de perto”, destacou.

Durante os três dias de evento, a feira conta com 52 estandes de 112 cooperativas, onde o público pode conhecer de perto a variedade de produtos e serviços oferecidos. A programação inclui palestras, degustações, brindes, apresentações artísticas e uma experiência gastronômica com chefs renomados da culinária paraense, por meio da “Cozinha Show”, grande diferencial da edição deste ano.

“Retomamos com a OCB/PA uma ação estratégica para fornecimento dos produtos das cooperativas diretamente para nossos associados. Trouxemos nossos Chefs para criarem os pratos da Cozinha Show usando produtos das cooperativas paraenses e que serão degustados durante toda feira. Além disso, como desdobramento de todo esse trabalho queremos levar os produtos para um mini empório cooperativista nos restaurantes dos associados”, declarou Rafael Menezes, presidente da ABRASEL no Pará.

Durante a abertura, houve a entrega de títulos de regularização das casas de farinha de Irituia, fruto de um termo de cooperação assinado entre a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará - ADEPARÁ e a OCB/PA.

"Estamos muito felizes em entregar os primeiros certificados às agroindústrias cooperativistas. Esperamos contribuir cada vez mais com o desenvolvimento do agronegócio paraense. Queremos ajudar as agroindústrias que ainda não estão regularizadas a entrarem na legalidade, gerando mais empregos, renda e desenvolvimento", afirmou Jamir Macedo, diretor geral da ADEPARÁ.

Dona Ilma Ferreira, diretora financeira da Cooperativa Agrícola, Pecuária e Extrativista de Irituia (COAPEMI), foi uma das beneficiadas e destacou a importância do certificado: "Representa a abertura de mercado, a facilidade de participar de licitações. Sem o selo, não podemos comercializar nossos produtos, como a farinha", disse.

Outro destaque foi a palestra de Alexandre Espíndola sobre "A Magia de Encantar Clientes", baseada no método Disney: "Vim mostrar como a magia da Disney se conecta com o cooperativismo. Assim como a Disney, o cooperativismo é sobre pessoas cuidando de pessoas. Quanto mais cuidamos de quem procura nossos produtos, mais fortalecemos nossos negócios", afirmou o palestrante.

Para o advogado Rafael Toffanello, que veio de Porto Alegre para visitar a feira e desembarcou pela primeira vez em Belém, a experiência tem sido enriquecedora: “Cheguei hoje mesmo e já pude conhecer a feira. Estou achando tudo muito diverso, com produtos que não vemos no Sul. É uma grande oportunidade de intercooperação entre as cooperativas presentes", destacou.

 

PARTICIPAÇÕES

A 5ª edição da FENCOOP contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson; os deputados Fábio Freitas, Iran Lima, Andréia Xarão; o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno Júnior; a presidente a ACP, Elizabeth Grunvald; o presidente da FECOOP Norte, Dr. Merched Chaar e representantes de entidades.

Representando o governador Helder Barbalho, o secretário Paulo Bengtson destacou: "O cooperativismo tem crescido 15% ao ano no Pará. Já são 269 mil pessoas cooperadas em diversos segmentos, representando 11,8% do PIB estadual”.

Rubens Magno afirmou: "É gratificante participar dessa feira que já faz parte do calendário de negócios do Estado, mostrando a força do cooperativismo".

O deputado Fábio Freitas ressaltou: "O sistema cooperativista gera emprego e renda, e ajuda a tirar pessoas da ociosidade, mostrando que há oportunidades reais".

O deputado Iran Lima destacou: “O cooperativismo ainda é pequeno diante do potencial do Pará, mas tem grande força. O trabalho da OCB/PA é fundamental para esse fortalecimento”.

A deputada Andréia Xarão enfatizou o impacto social: "O cooperativismo muda vidas, principalmente nas regiões mais distantes como o Marajó. Dá dignidade às mulheres, contribui para sua independência e combate à violência doméstica."

Dr. Merched Chaar, presidente da FECOOP Norte, veio do Amazonas e elogiou a feira: "Estou encantado com a organização. É um exemplo de como fazer cooperativismo crescer. Parabéns à OCB Pará”.

 

SERVIÇOS

Entre os serviços oferecidos, destaca-se o acesso ao crédito sustentável. Márcia Ramos, presidente do Sicoob COOESA, explicou que, "o papel do Sicoob na FENCOOP é trazer propostas de crédito verde, com foco na sustentabilidade, como linhas para energia solar, em preparação para a COP30. Oferecemos taxas menores do que as de bancos privados e uma experiência financeira mais acessível ao cooperado”, afirmou a presidente.

A intercooperação também é uma ferramenta importante que está presente na feira, principalmente para a agricultura familiar, a exemplo das cooperativas CRESSOL e CASP, que se uniram na prestação de serviços.

“Trabalhamos com um sistema totalmente digital, facilitando a abertura de contas e o acesso a crédito. Hoje entregamos uma máquina para a cooperativa CASP, que impulsionará suas vendas. Tudo isso sem que eles precisassem se deslocar a uma agência bancária — levamos o serviço até eles”, explicou Prinscila Amorim, assistente de negócios da CRESOL.

"A intercooperação é uma parceria entre cooperativas onde todos ganham, assim como isso que aconteceu aqui hoje. Onde a CRESSOL nos possibilitou a maquininha de cartão e com isso vamos ampliar nossas vendas. E a feira nos dá visibilidade e oportunidade de negócios", pontuou Marcos Rabelo, diretor administrativo da cooperativa CASP.

Sistema OCB/PA

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.