Newsletter
Notícias

UERN inicia o Curso FIC Agente de Desenvolvimento Cooperativista

04/04/2025

No Ano Internacional das Cooperativas, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) deu um passo importante rumo à formação de novas lideranças cooperativistas com o início do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) – Agente de Desenvolvimento Cooperativista. A aula inaugural do curso aconteceu em Mossoró e reuniu autoridades acadêmicas e representantes do cooperativismo potiguar, entre eles o presidente do Sistema OCERN, Eduardo Gatto, que foi convidado a compor a mesa de abertura.

O curso é voltado para 40 estudantes das escolas estaduais Eliseu Viana e Abel Coelho, com o objetivo de capacitá-los para atuarem como lideranças no fortalecimento e criação de cooperativas em diversas áreas. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio da linha de fomento Bolsa Formação (Qualifica Mais).

Durante sua participação no evento, Eduardo Gatto apresentou um panorama do cooperativismo no Rio Grande do Norte e no Brasil, além de detalhar o trabalho desenvolvido pelo Sistema OCERN na promoção e apoio às cooperativas potiguares. Em sua fala, ele destacou o papel estratégico da educação e da formação técnica para o avanço do setor.

“Capacitar jovens para atuar como agentes de desenvolvimento cooperativista é preparar o futuro do cooperativismo. São eles que levarão os princípios e valores do modelo cooperativista para suas comunidades, promovendo inclusão, geração de renda e transformação social”, afirmou Gatto.

A reitora Cicília Maia reforçou o compromisso da UERN com uma educação inclusiva, gratuita e socialmente referenciada, ressaltando que o curso representa uma ação concreta em favor do desenvolvimento sustentável por meio da educação e da cooperação. “O curso FIC – Agente de Desenvolvimento Cooperativista é mais um passo no fortalecimento da articulação entre educação pública, juventude e cooperativismo, consolidando a UERN como uma aliada estratégica na formação de profissionais engajados com o desenvolvimento regional e humano do estado”, destacou a reitora.

A iniciativa representa um marco significativo para o cooperativismo no estado, ao unir educação pública de qualidade, juventude e desenvolvimento socioeconômico sustentável. Com uma proposta pedagógica que alia teoria e prática, o FIC pretende formar profissionais preparados para atuar em realidades diversas, fomentando soluções criativas e colaborativas a partir do modelo cooperativo.

A parceria entre a UERN, o Sistema OCERN e o Pronatec evidencia a importância do alinhamento entre instituições de ensino, governo e o setor cooperativo para a formação de cidadãos mais conscientes, participativos e empreendedores.

Sistema Ocern

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.