Newsletter
Notícias

Sescoop AL visita mais quatro cooperativas do agreste e sertão

31/03/2025

Nesta semana, analistas de Desenvolvimento de Cooperativas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL) deu continuidade ao plano de trabalho 2025 com visitas a mais quatro cooperativas no sertão e agreste alagoano. Nos dias 26 e 27 de março, as coops visitadas foram: Carpil (Cooperativa Regional de Palmeira dos Índios); Coopdelmi (Cooperativa dos Produtores de Leite e Derivados de Major Izidoro e Região); Cooperagre (Cooperativa de Crédito do Agreste Alagoano) e a Uniodonto Arapiraca.

A equipe avaliou as demandas das cooperativas, que já haviam sido repassadas nas Oficinas de Planejamento, realizadas no segundo semestre do ano passado, com o objetivo de construir o plano de trabalho 2025. Nas oportunidades, as coops acompanharam como estão sendo executados os atendimentos às demandas. O portfólio de Soluções do Sistema OCB também foi apresentado e cada cooperativa recebeu uma análise de acordo com as suas necessidades.

Para todas as cooperativas visitadas, foi indicado o Diagnóstico de Governança e Gestão, que deve ser preenchido de forma on-line e é autoavaliativo. “O Diagnóstico funciona como um raio-x, identificando as áreas que necessitam de melhorias. A partir disso, é elaborado um plano de ação com soluções direcionadas ao desenvolvimento da cooperativa. Por esse motivo, é tão importante realizar o Diagnóstico, pois é a partir dele que conseguimos compreender as dificuldades enfrentadas e, assim, aplicar o portfólio de Soluções que foi apresentado durante as visitas”, explicou a analista de Desenvolvimento de Cooperativas, Lívia Chaves.

 

Cooperativas visitadas

Carpil - A Cooperativa Regional de Palmeira dos Índios foi fundada em 1979 e fica na cidade de Palmeira dos Índios, no agreste do estado. A coop tem 1542 cooperados e trabalha com fruticultura, leite, mel hortaliças e pequenos animais.

“Essa integração do Sescoop Alagoas com as cooperativas nos oportuniza a viabilizar de forma mais fácil todos os benefícios que a entidade pode nos oferecer. Essa presença contínua nos ajudará muito”, disse o presidente da Carpil, Luciano Monteiro”.

Coopdelmi  A cooperativa dos Produtores de Leite e Derivados de Major Izidoro e Região foi criada em 2006 e fica localizada na cidade sertaneja de Major Izidoro. A coop tem 70 cooperados e produz leite e derivados como queijos e manteiga.

“O trabalho do Sescoop Alagoas é muito importante para nossa cooperativa, pois oferece todo suporte necessário na área de conhecimento, o que ajuda a desenvolver a nossa produção”, cita o diretor financeiro da Coopdelmi, José Sérgio Morais.

Cooperagre – A Cooperativa de Crédito do Agreste Alagoano foi fundada em 2006 e opera nas cidades de Igaci e Palmeira dos Índios. Atualmente, tem 3400 cooperados.

"O Sescoop Alagoas sempre teve uma importância relevante para todas as cooperativas. Então, para nós aqui da Cooperagre, que somos uma nova cooperativa dentro do Sistema OCB, é extremamente importante ter acesso aos serviços, às capacitações e a todo leque de oportunidades que a entidade pode oferecer”, conta o vice-presidente da Cooperagre, Elosio Barbosa Lopes Junior.

Uniodonto Arapiraca – A cooperativa foi criada em 1998 e presta serviços odontológicos na segunda maior cidade do estado, Arapiraca, localizada no agreste. Hoje, a coop tem 73 cooperados.

“O Sescoop Alagoas é um grande parceiro, tanto na questão da importância do cooperativismo, como na profissionalização e consciência do que a cooperativa precisa ser, ir e ter, além de representar na sociedade”, falou a presidente da Uniodonto Arapiraca, Claudia Valéria Lira.

As visitas e os monitoramentos seguem neste mês de abril e, em breve, o Sescoop Alagoas divulgará novos atendimentos. “Esse trabalho é contínuo. Vamos acompanhar as cooperativas registradas durante todo ano para que os resultados sejam satisfatórios. No segundo semestre, teremos nossas Oficinas de Planejamento para que possamos pensar em 2026. É importante participar para que possamos traçar os melhores caminhos para o cooperativismo alagoano”, explanou o interventor, Fernando Fernandes.

Sistema OCB/AL

 

O EasyCOOP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.