Programa Bolsa de Qualificação Profissional é aplicado em cooperativas com apoio do Sescoop/AL
31/03/2025
Desde o mês de fevereiro, o Sescoop Alagoas promove o Programa Bolsa de Qualificação Profissional 2025 para cooperativas agroindustriais registradas. A Pindorama foi a primeira coop beneficiada neste ano, logo depois foi a vez da Copervales. A Bolsa de Qualificação Profissional é uma política ativa do Governo Federal destinada a subvencionar os trabalhadores com contrato de trabalho suspenso em conformidade com o disposto em convenção ou acordo coletivo de trabalho, devidamente matriculado em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador. O benefício foi instituído pela Medida Provisória n.º 2.164-41, de 24 de agosto de 2001.
A possibilidade de uso do benefício Seguro-Desemprego como Bolsa de Qualificação Profissional para trabalhadores com contrato de trabalho suspenso é uma medida que surge como alternativa à demissão do trabalhador formal, em momentos de retração da atividade econômica que causam impactos ao mercado de trabalho. As cooperativas Pindorama e Copervales, que são usinas de cana-de-açúcar, têm a obrigação legal de ofertar a bolsa aos seus trabalhadores. Por contar com um grande número de colaboradores durante a safra (período produtivo), não conseguem manter o mesmo quantitativo de funcionários na entressafra.
Para minimizar os impactos dessa redução, as coops buscam preservar parte desses empregos por meio da Bolsa de Qualificação. Por meio do benefício, os colaboradores têm a garantia de retorno ao trabalho enquanto recebem as parcelas do Seguro-Desemprego e participam do programa. Para que essas cooperativas possam cumprir a lei e beneficiar seus empregados, o Sescoop/AL aplica o programa, de forma gratuita, por meio da contratação de instrutores de seu Cadastro Nacional. O objetivo é promover a qualificação e o desenvolvimento profissional como também a promoção da qualidade de vida de seus colaboradores. “O apoio do Sescoop Alagoas é muito importante, pois contribui tanto com o conteúdo das disciplinas quanto com a disponibilidade de professores para ministrá-las, garantindo um aprimoramento contínuo da mão de obra”, disse o gerente administrativo-financeiro da Copervales, Rivaldo Leite.
“O Programa Bolsa de Qualificação Profissional é realizado na cooperativa Pindorama há mais de 20 anos e tem uma importância fundamental para nossos colaboradores. Durante um período de cinco meses, eles participaram de cursos em diversas áreas como saúde, segurança, qualidade de vida, trabalho em equipe, relações interpessoais, entre outras. Toda essa capacitação, que é realizada em parceria com o Sescoop Alagoas, contribui, significativamente, para o conhecimento e desenvolvimento de todos e da cooperativa também”, conta a coordenadora de Gestão de Pessoas da Pindorama, Alvacy Vieira.
As aulas ocorrem no formato Ensino à Distância (EAD). Na cooperativa Pindorama, o programa é aplicado até junho com 22 módulos e uma carga horária de 488 horas. Já na Copervales, a turma começou em março e segue até agosto com 24 módulos em 300 horas. Atualmente, na Pindorama, são cerca de 300 alunos, divididos em seis turmas, que finalizaram, essa semana, as aulas do módulo “Motivação para o Trabalho”, com a instrutora Juliana Karine. Já na Copervales, os 85 participantes finalizaram, nessa semana, o módulo “Administração Pessoal e Financeira”, com o instrutor André Sahaj.
“Por meio do Bolsa de Qualificação, as cooperativas, além de cumprirem suas obrigações legais, também fazem seu papel social junto aos trabalhadores, garantindo educação e dignidade. Logicamente, o Sescoop oferece todo suporte às cooperativas que necessitam aplicar o programa. É um dos princípios do cooperativismo: Educação, Formação e Informação”, finaliza o interventor do Sescoop/AL, Fernando Fernandes.
Sistema OCB/AL