Catadores de Araraquara aproveitam material reciclável para equipar casas
26/02/2013
Catadores de materiais recicláveis de uma cooperativa de Araraquara (SP) equipam as casas em que vivem com o que encontram durante o trabalho na coleta seletiva da cidade. Chuveiros, ferro elétrico e até aparelhos de ar condicionado e máquina de lavar são reaproveitados pelos funcionários. Mais de 500 toneladas de materiais recicláveis são recolhidos pela cooperativa mensalmente.
“A cooperativa recebe hoje muitas pessoas que vêm de outros estados e elas vêm pra cá sem móveis, sem nada e aí ela consegue ir formando sua casinha com esses materiais que vêm da coleta seletiva”, explicou Helena da Silva, presidente da Cooperativa Acácia.
Ela dá o exemplo e também reaproveita os materiais encontrados durante o serviço. “Eu estou sempre renovando aqui na minha casa, porque sempre vem alguma coisa, aí você doa para outra pessoa”, disse.
Na casa dela nada se perde. As janelas e as portas são materiais de demolição, os móveis que decoram a sala foram reaproveitados, incluindo o sofá onde toda família se reúne e a máquina de costura que virou estante.
Para a catadora Marilene de Oliveira ficou mais fácil lavar a roupa da família. “Aqui eu lavo toda minha roupa sem preocupação, está às mil maravilhas”, afirmou sobre o eletrodoméstico que encontrou na cooperativa. “Tudo que o pessoal achou que era ruim pra eles, pra mim foi um luxo”, definiu.
O piso do chão foi o que sobrou das obras dos vizinhos, o guarda-roupas, a cama, a colcha, o ursinho de pelúcia, tudo foi jogado fora, mas ganhou espaço na casa de Marilene. Ela trouxe para casa o que muita gente considerava um estorvo e que ela chama de conforto. “Eu amo isso aqui, tenho prazer de chegar e limpar tudo o que o pessoal jogou fora e eu amo a minha casa.”
Destino correto
O material reaproveitado pelos catadores de materiais recicláveis pode ser deixado nos ecopontos espalhados pela cidade. Confira a lista com os locais de coleta em Araraquara e região:
Araraquara
Existem sete bolsões adaptados para receber o descarte de materiais volumosos e também materiais menores em Araraquara (SP).
Bolsão Santa Lúcia - Rua Castro Alves, 80 (em frente ao Poço Santa Lúcia)
Bolsão São Gabriel - Avenida Fortunato Micelli, 83 (próximo à Marmoraria Manini),
Bolsão Parque São Paulo - Avenida Maria Brambilla Passos, 384 (próximo ao reservatório do Daae)
Bolsão Jardim Capri - Avenida Tocantins, 273 (próximo ao Poço Gramado),
Bolsão Santa Angelina - Rua Herminio Tozetti, 319 (esquina com Rua Manoel Rodrigues Jacob),
Bolsão Jardim Igaçaba - Rua Antonio Rodrigues Leal, 31 (esquina com Rua Lino Morgandi)
Bolsão Selmi Dei - Avenida Alziro Zarur, 11 (em frente à área de lazer Olivério Bazzani Filho)
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 6 até às 18h. O descarte é de graça. As denúncias de quem joga entulho ou lixo em locais impróprios podem ser feitas pelo telefone 0800 770 1595.
Rio Claro
A cidade conta com quatro ecopontos já em funcionamento e mais três devem ser abertos nos próximos meses.
Veja os endereços dos que estão em funcionamento:
Jardim Cervezão - Rua Sete com Avenida M2
Jardim São Paulo - Rua 1A
Bairro São Miguel - Avenida 62A com anel viário
Matadouro - Rua João Polastri, s/nº
O município conta, ainda com o serviço prestado pela prefeitura chamado "cata bagulho", que faz a coleta de sofás, mesas e objetos em desuso, uma vez por mês em todos os bairros. A agenda de serviços do “cata bagulho” pode ser consultada no site da Prefeitura ou pelo 156.
São Carlos
Jardim Beatriz - Rua Joaquim Gonçalves Ledo, esquina com Irineu Rios
São Carlos 3: Esquina das ruas Candido de Arruda Botelho e Rachid Kabalan Fakhouri
São Carlos 8: Avenida Capitão Luiz Brandão, 1.847, esquina com Avenida Cônego Alberico Volpe
Jardim Paulistano: Rua Indalécio de Campos Pereira, 1.120, esquina com a Rua Américo Jacomino Canhoto
Jardim Ipanema: Rua Renato Talarico Lima Pereira, 299, esquina com a Rua Miguel Petrucelli
Jardim Medeiros: Esquina entre as ruas Aristodemo Pelegrini e João Genovez
G1 São Carlos e Araraquara