Newsletter
Notícias

COCAMAR: Números expressivos no início da colheita

19/02/2021

A considerar pelo seu início, a colheita de soja da temporada 2020/21 no norte do Paraná, promete. Ainda que problemas climáticos como a escassez de chuvas no início e o excesso de precipitações na fase de desenvolvimento tenham ocasionado variação de produtividade nas regiões, os indicativos são de uma safra cheia.

Em Apucarana, na manhã de quinta-feira (18/02), os resultados das primeiras colheitas são animadores. A família Suguiura, reconhecida pela qualidade de suas lavouras e as premiações que têm conquistado nos últimos anos, começou a colher seus 605 hectares entre terras próprias e arrendadas com médias ao redor de 82,6 sacas/hectare (200 sacas/alqueire). O Rally Cocamar dCocamare Produtividade acompanhou o início dos trabalhos.

Conduz pessoalmente os trabalhos o casal Tiezo, 75 anos, e Keiko, 70. Para eles, uma boa colheita só é possível com investimento nas melhores tecnologias. “A gente investe bastante”, diz dona Keiko, para quem a safra deste ano poderia ter sido ainda melhor. Mesmo com a média que eles vêm conseguindo, afirma: “O clima atrapalhou um pouco”.

Os dois fazem parte de um grupo de produtores que sabe o quanto é importante adotar tecnologias atualizadas para tentar maximizar os resultados. Eles são assistidos pelo engenheiro agrônomo Gustavo Emori, da Cocamar. Segundo seu Tiezo, a média geral em toda a área, este ano, deve ficar por volta de 74,3 sacas/hectare (180/alqueire). No município de solos muito férteis, a média no último ano foi de 60 sacas/hectare (145/alqueire).

Integrando a equipe do Rally, o engenheiro agrônomo Rafael Furlanetto, gerente técnico da cooperativa, destaca a uniformidade e a sanidade das lavouras, com grãos bem formados. “Os Suguiura são uma referência do que se faz de melhor.”

Depois de muitos anos, o casal voltou a plantar milho em 2020 e à medida que a colheita de soja for avançando, o cereal vai sendo semeado.

Neste ano, a colheita da família está sendo acompanhada por uma equipe do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), organizadora do Prêmio Nacional de Máxima Produtividade da Soja e apoiadora do Rally.

O Rally Cocamar de Produtividade tem como patrocinadores: Basf, Fertilizantes Viridian, Fairfax do Brasil Seguros Corporativos, Sicredi União PR/SP e Zacarias Chevrolet (principais), Cocamar Máquinas, Texaco Lubrificantes, Cocamar Irrigação, Estratégia Ambiental, Zoetis e Nutrição Animal Cocamar (institucionais). A realização conta com o apoio da Aprosoja/PR, Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) e Cooperativa Unicampo.

Imprensa Cocamar