Newsletter
Notícias

"Crédito rural é fundamental para o desenvolvimento do país"

19/02/2021

“Crédito rural é fundamental para o desenvolvimento do país”. Esta afirmação foi feita pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, durante sua participação na videoconferência promovida pelo Sistema OCB, na tarde desta quinta-feira (18/02), com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Segundo o dirigente paranaense, “o setor produtivo tem contribuído muito com o país, especialmente neste momento de pandemia. O fato de as cooperativas não terem parado e assumiram o compromisso do abastecimento pleno, tanto do mercado interno como externo deve ser motivo de orgulho para todos nós. Nossas cooperativas estão dando esta importante contribuição para que o país possa se desenvolver e gerar riquezas”, frisou.

Ele destacou que no Paraná há mais de 180 mil produtores pequenos, médios e grandes que dependem deste apoio governamental. “Ministra, temos ouvido falar sobre esta possibilidade de não termos mais o crédito rural disponível. Nem consigo imaginar a hipótese de as cooperativas deixarem de serem beneficiárias do crédito rural”, frisou Ricken. Ele ressaltou que o setor tem como marco principal de desenvolvimento duas leis importantes: a Lei 4.829, de 1965, que criou, ordenou o modelo de crédito rural no país e a Lei 5.764 de 1971, a lei do cooperativismo. “O presidente do Banco Central, Roberto Campos, foi feliz ao afirmar que há um casamento perfeito entre o cooperativismo e o agronegócio – disse o dirigente, que completou - estamos abertos a uma modernização dessas leis, encontrar um modelo melhor, mais adequado aos tempos atuais, inclusive na questão dos investimentos, que tão bem foi colocado aqui pelo Luiz Roberto Baggio, coordenador do ramo agro junto a OCB”.

Para o dirigente paranaense, as cooperativas não têm outra fonte regular de fornecimento de crédito que não seja o crédito rural. “Não temos condições de captar no mercado. Para nós, o crédito rural é fundamental para nosso desenvolvimento. Sabemos que não vamos ficar de fora, como afirmou a própria ministra da Agricultura, mas quero frisar que estamos aqui para contribuir. Posso afirmar que se não fosse o crédito rural, muitas das nossas cooperativas nem existiriam hoje. E se não fossem nossas cooperativas, com certeza, o crédito rural não teria alcançado os resultados que temos hoje de produção e produtividade”. Ricken também aproveitou para falar do seguro rural. “Outro ponto que temos que discutir é sobre o seguro agrícola que precisa ser ajustado e que a ministra tem se empenhado muito no tema. Se tivermos recursos para investir e agregar mais valor, nossos produtores terão mais renda e assim permanecerão na atividade”, concluiu.

Ocepar