Newsletter
Notícias

Cooperativa Coopmac finaliza instalação de sistema de energia sustentável e passa a ser 100% autossuficiente

11/01/2021

A Cooperativa Agroindustrial dos Produtores de Noz Macadâmia (Coopmac), localizada no município de São Mateus, finalizou, nesta sexta-feira (8), a instalação de um sistema de energia solar próprio em sua sede. A capacidade de geração máxima da estrutura é de 1.000 quilowatts (KW) por dia.

Com isso, a cooperativa não dependerá mais do fornecimento de energia de empresas terceiras para funcionar, conforme ressalta o vice-presidente da Coopmac, Wesley Martin Bonomo. “O sistema de geração de energia solar torna a nossa cooperativa totalmente autossuficiente em relação ao uso de energia. O projeto que deu origem a tudo isso foi muito bem elaborado e, como benefício para a sociedade, promovemos a sustentabilidade”, disse.

Ainda de acordo com Bonomo, o projeto de geração de energia solar foi concebido no ano de 2019, e sua execução foi aprovada durante uma assembleia geral realizada em 2020. A instalação da estrutura já havia sido concluída em novembro do mesmo ano, mas devido a trâmites burocráticos, só foi liberada para operar a partir deste momento.

Práticas sustentáveis reconhecidas

O uso de energia solar veio coroar o reconhecimento que a Coopmac já possuía pelas suas práticas sustentáveis. No setor de macadâmias, a cooperativa é a única em toda a América Latina a possuir o selo Rainforest Alliance Certified, certificação mundial que identifica e valoriza alimentos agrícolas produzidos de forma sustentável.

No Brasil, o selo é concedido pelo Instituto de Manejo e Certificação Agrícola (Imaflora), organização civil sem fins lucrativos que trabalha junto a entidades parceiras em prol da conservação do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores rurais. Para conquistar o selo, a Coopmac respeita uma série de critérios, como a conservação da biodiversidade e a promoção de melhores meios de vida e bem-estar humano para seus cooperados e empregados.

 

Sistema OCB/ES - Síntia Ott