Newsletter
Notícias

FRÍSIA: Cooperativa lança Manual Ambiental

16/10/2020

Os 857 associados da Frísia Cooperativa Agroindustrial têm em mãos uma excelente fonte de informações para produzir de forma ainda mais sustentável. A cooperativa lança a 1ª edição do Manual Ambiental, que apresenta orientações detalhadas sobre como aplicar ações sustentáveis nas propriedades rurais.

O manual aponta para o cooperado, de forma clara e ilustrada, conceitos sobre a instalação e organização da estrutura da propriedade, como a forma correta de armazenagem de defensivos, cuidados com a Área de Preservação Permanente (APP), gerenciamento de resíduos, coleta seletiva, localização do tanque de combustível, reflorestamento, informações sobre outorga da água, entre outros pontos.

Essas práticas são baseadas nas legislações ambientais estaduais e federais, além das demais normas vigentes. Também são fundamentadas nos requisitos dos principais programas de certificação agrícola existentes.

Coordenador Ambiental e Florestal da Frísia, Francis Bavoso afirma que os associados já são referência no desenvolvimento do agronegócio sustentável, sendo, inclusive, mencionados como benchmarking dentro da sustentabilidade ambiental em suas propriedades.

Jean Andrusko, analista ambiental da cooperativa, lembra que nos últimos anos houve uma procura por parte dos produtores para orientação na realização de melhorias e adequações ambientais. “A partir dessa demanda, identificamos e compilamos normas e legislações que norteiam as atividades de nossos cooperados e elaboramos o Manual Ambiental de forma clara e resumida. O documento veio para contribuir com a visão da Frísia, que é ser referência no cooperativismo com excelência e sustentabilidade”.

“Esse manual vem para aumentar a sinergia entre a teoria e a prática, otimizando todos os recursos naturais disponíveis em suas propriedades. Além do manual, a cooperativa conta com uma equipe técnica com vasta expertise nos assuntos ambientais”, destaca Francis Bavoso.

Imprensa Frísia