Newsletter
Notícias

Telemetria e oficina de manutenção: Coopercitrus e Valley disponibilizam estrutura diferenciada para irrigação eficiente

11/09/2020

A irrigação é um dos passos essenciais para aumentar a produtividade por área em diversas culturas agrícolas, e se torna um processo ainda mais importante quando aliado às novas tecnologias. Pensando nisso, a Coopercitrus oferece uma completa estrutura de produtos e serviços para a implantação e manutenção de sistemas de irrigação aos produtores rurais dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Na Coopercitrus de Guaíra, SP, através da concessão com a Valley, líder mundial em Irrigação de Precisão, o foco fica na oficina exclusiva de irrigação, que conta também com expertise para revisão e manutenção de bombas redutores de roda de pivô, motorredutores, registros e válvulas.

A oficina beneficia o produtor na fabricação de peças específicas e tubos de aço zincado sob medida, conforme a necessidade da propriedade. Uma equipe especializada faz a revisão do pivô, antes do início da safra, para evitar problemas maiores no equipamento durante o ciclo da lavoura, momento no qual o pivô não pode parar de funcionar por problemas técnicos.

"Essa oficina é muito importante para atender os produtores rurais com a urgência que a manutenção de sistemas de irrigação exige, inclusive aos feriados e finais de semana", comenta o supervisor da unidade de negócios da Coopercitrus de Guaíra, Alex Rodrigo Villa.

A produtora rural Josiane Bergamasco, de Uberaba, MG, aprova a parceria. "Confiança não se compra, se conquista. Com essa frase, gostaria de agradecer a equipe de manutenção em irrigação da Coopercitrus, que, de forma rápida e eficiente, me atendeu e trouxe solução para uma de minhas captações de água para irrigação em pivô central Valley. Foram extremamente pontuais e cumpriram o prazo de forma a não causar prejuízo às lavouras instaladas".

Sala de Telemetria

Na unidade de negócios da Coopercitrus em Uberaba, MG; a Coopercitrus tem uma sala de telemetria, onde técnicos têm acessos aos pivôs comercializados pela cooperativa com a tecnologia embarcada. Isso é possível graças à irrigação 4.0, que dá acesso de onde quer que o cooperado esteja, a todo projeto de irrigação, seja por pivô central, gotejamento ou aspersão.

A gestão é feita por um aplicativo para smartphone, tablet ou computador, que acessa o painel de irrigação e, de forma simples e intuitiva, realiza algumas tarefas remotamente, como ligar e desligar o pivô ou o sistema, ver todas suas programações, a direção que irá irrigar, definir a quantidade de água e emitir alertas de segurança.

O gerente de Irrigação da Coopercitrus, Rubens de Brito Mendes, explica a importância do serviço oferecido. "Esta sala de monitoramento, em parceria com nosso fornecedor Valley, irá ajudar a desenvolver mecanismos para oferecer assistência técnica e agronômica de forma rápida aos produtores rurais que adquiriram o equipamento, podendo buscar soluções antecipadas para corrigir algum problema no sistema ou orientação ao manejo correto da irrigação".

Com isso, a Coopercitrus dá suporte ao agricultor no monitoramento correto e eficaz do projeto de irrigação e disponibiliza treinamento para o uso dessa ferramenta aos interessados. 

Assessoria de Imprensa