Newsletter
Notícias

Prefeitura da Cidade de São Paulo conclui Programa de formação básica para catadores com formatura na Zona Leste

08/11/2019

A Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), conclui nesta quarta-feira (30) o Reciclar para Capacitar, programa de formação básica em materiais recicláveis que formou mais de 2.400 alunos e colaborou para empregar 150 catadores. O final do projeto será coroado com a última formatura do curso “Princípios Básicos de Marcenaria”, que formará cerca de 40 alunos. A certificação será realizada pelo Presidente da Amlurb, Edson Tomaz de Lima Filho e da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Lançado em fevereiro deste ano, o programa Reciclar para Capacitar ofereceu três cursos: Formação Básica de Catadores de Materiais Recicláveis, que formou cerca de 2.100 pessoas; Gestão de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários, que capacitou 120 alunos e Princípios Básicos de Marcenaria, que qualificou aproximadamente 160 catadores.

O recurso para viabilização do projeto é resultado de um convênio com a Subsecretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES). Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) durante o curso, os catadores foram orientados sobre a importância de sua inserção e de seus familiares no sistema do CadÚnico. Como resultado do compromisso de cooperação firmado com a Amlurb em 2018, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE) auxiliou no apoio mútuo voltado ao desenvolvimento de ações para a formação e a organização de cooperativas e associações de catadores.

Mara Lúcia Eduardo, 59 anos, participou dos três cursos oferecidos pelo projeto e receberá seu certificado na formatura de quarta-feira. “Eu lamentei quando o curso de marcenaria acabou. Eu tive um AVC e achei que não conseguiria mexer com a lixadeira, com o tico-tico, enfim com todas as ferramentas. E quando consegui realizar todas as tarefas durante as aulas foi muito gratificante. Não quero guardar o certificado na gaveta, quero fazer valer o que aprendi”, diz Maria Lúcia.

Além de alunos, o projeto revelou talentos para monitoria dos cursos. Israel Meneses, 43, é catador desde os seis anos. Participou dos cursos de Formação Básica para Catadores e Gestão de Cooperativas e, graças aos cursos, tornou-se instrutor no curso de marcenaria. “É como se fosse um sonho. A realização de um sonho que venho me preparando desde moleque. Ainda não caiu a ficha! E eu tenho enorme gratidão por tudo que tem acontecido na minha vida”, finaliza.

O Programa Reciclar para Capacitar faz parte do Programa de Metas, que estabelece qualificação técnica e melhoria de gestão das cooperativas, sistema de monitoramento de sua sustentabilidade e inserção social de integrantes, para 2.100 pessoas.

Serviço

 Evento: Última Formatura do Curso de Marcenaria Básica para Catadores - Projeto Reciclar para Capacitar
Data: quarta-feira (30/10)
Horário: 10h30
Local: Unidade Produtiva José Bonifácio
Endereço: Rua Major Vitorino de Souza Rocha, s/n – Itaquera.

Prefeitura de São Paulo