Newsletter
Notícias

Aluno de escola apoiada pelo Sicoob Metropolitano é finalista no Prêmio de Redação do Programa Cooperjovem

12/09/2019

“Por que o Programa Cooperjovem merece o Oscar da Educação?”. Esse foi o tema da edição deste ano do Prêmio de Redação do Programa Cooperjovem, promovido pelo Sescoop/PR. Participaram alunos matriculados no 4º, 5º, 6º e 9º ano do ensino fundamental, de escolas que promovem o programa com apoio de cooperativas paranaenses.

Três alunos do 5º ano de escolas que desenvolvem a iniciativa com o apoio do Sicoob Metropolitano em Pitanga e Campina da Lagoa foram classificados para a etapa estadual do concurso. Eles participaram do evento de premiação, que aconteceu no dia 4 de setembro no Sesc Caiobá, no litoral paranaense, acompanhados de seus pais, professores e diretores, além de representantes da cooperativa. Os seis finalistas receberam um troféu em formato de Oscar.

Um dos destaques da primeira categoria (alunos do 4º e 5º ano) foi o estudante Vinicius Assunção Siviero, de Campina da Lagoa. Para a professora Alessandra Silva, foi uma grande emoção presenciar esse momento de reconhecimento do aluno.

“Quero agradecer a Deus, ao Sicoob, à escola Municipal Roberto Brezezinsk, minha coordenadora, diretora e a Secretaria da Educação do meu município por essa oportunidade e apoio. Hoje me sinto orgulhosa, com o sentimento de dever cumprido, com muita motivação e responsabilidade para continuar o projeto, pois é maravilhoso ver que o projeto está dando frutos e que meus ensinamentos estão fazendo a diferença na vida dos meus alunos” comenta.

Sobre o Cooperjovem - O Programa Cooperjovem é desenvolvido em todo o país pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). No Paraná, é coordenado pelo Sescoop/PR e realizado em parceria cooperativas de crédito, agropecuárias e educacionais. Abrange atualmente 31.387 alunos do ensino fundamental, 1.762 professores, 370 escolas e 68 municípios paranaenses.

O Cooperjovem possui uma metodologia própria, que inclui a capacitação dos professores e educadores, proporcionando a vivência do trabalho coletivo e a identificação de práticas educacionais pautadas na cultura da cooperação. Assim, eles são preparados a desenvolver atividades diversas com os estudantes, baseadas na filosofia cooperativista, sendo que o prêmio de redação é uma dessas iniciativas. 

Sicoob Central Unicoob