Newsletter
Notícias

INTEGRADA: Cooperativa faz parceria com Aliança da Terra em projeto-piloto para gestão de propriedades

09/09/2019

É uma missão da Integrada ajudar no desenvolvimento dos seus associados, com respeito aos aspectos sociais e ambientais. Por isso, a cooperativa, em parceria com a Bayer, iniciou um projeto-piloto com a Aliança da Terra. A instituição, localizada em Goiânia (GO), ajuda a promover um ambiente rural produtivo, aliado à responsabilidade social e a correta gestão dos recursos naturais.

Para este projeto-piloto, Integrada selecionou sete propriedades de seus associados, cada uma localizada em uma região de atuação da cooperativa. Em maio, membros da Aliança da Terra percorreram essas propriedades, onde avaliaram 119 indicadores, todos eles baseados em questões produtivas, sociais e ambientais.

Com os dados processados, os produtores receberam a devolutiva por meio de um relatório socioambiental que, para Ana Almeida, tem sido muito positiva. De 0 a 10, a nota média das propriedades dos cooperados ficou acima de 7, com produtores com nota acima de 8 de média. “Observamos que a Integrada está muito bem, até acreditamos que este cenário se dá em virtude da nossa assistência técnica e orientação que a cooperativa oferece para o produtor”, observa a coordenadora de sustentabilidade da Integrada.

Ana completa que a área de sustentabilidade está sempre em busca de novas alternativas e ferramentas para contribuir para uma melhor gestão sustentável da propriedade. Para 2020, a Integrada quer ampliar o projeto para abraçar mais produtores que queiram no final do processo buscar a certificação.

Dentre os mais de 100 indicadores avaliados, a Aliança da Terra pontua a conservação da vegetação nativa, metodologias de prevenção de incêndio, conservação do solo, plano de gestão de resíduos, uso de defensivos e fertilizantes, regularização ambiental e trabalhista, entre outros quesitos.

Ana Almeida salienta que o foco na gestão ajuda o agricultor a evitar problemas trabalhistas e ambientais. Para isso, é importante que o produtor conheça o seu sistema produtivo. Todo o trabalho realizado na propriedade é gerado um relatório completo para o produtor com todos os pontos positivos e negativos com fotos e mapas.

Imprensa Integrada