Newsletter
Notícias

Cooperativa de catadores é reconhecida como entidade de utilidade pública

09/08/2019

As cooperativas de reciclagem ou catadores como é conhecido por alguns faz um trabalho importante em prol da coleta de reciclagem em várias cidades distribuídas pelo país, como na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, que tem a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat).

O vereador da cidade, Luizinho Ruas (PTB) apresentou um projeto de Lei para reconhecer a Coomcat como entidade de utilidade pública. O texto foi sancionado pelo prefeito Telmo Kirst.

Para o vereador Ruas, esse é uma forma de reconhecer o trabalho da cooperativa para os cidadãos santa-cruzense. “A declaração de utilidade pública abre muitas portas para a entidade, que faz um trabalho essencial dentro da estrutura da nossa cidade. É preciso valorizar isso”, disse Ruas.

A Coomcat foi constituída no ano de 2010, através da luta dos catadores e catadoras da Associação Ecológica de Catadores de Materiais Recicláveis (ASECMAR), pelo reconhecimento e valorização do trabalho.

A Coomcat é integrada hoje por 52 associados e atua no Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária, na prestação de serviços de logística reversa solidária e gestão da Usina Municipal de Triagem.

Redação EasyCOOP com informações da Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul