Newsletter
Notícias

SICREDI: No mês das crianças, gibis da Turma da Mônica ensinam finanças para alunos de escolas públicas

09/10/2018

Durante o mês de outubro, estudantes de cinco escolas públicas de Londrina (PR) e Maringá (PR) vão receber gibis especiais da Turma da Mônica. São edições que falam sobre gestão de finanças e orçamento familiar de maneira leve e descontraída, fruto de uma parceria entre a Maurício de Sousa Produções e o Sicredi - instituição financeira cooperativa com mais de 3,8 milhões de associados.

A iniciativa pretende aproximar as crianças de um tema considerado tabu por muitos brasileiros: o dinheiro. De acordo com um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), somente 44% dos brasileiros falam frequentemente sobre dinheiro com os membros da família. “O Sicredi é consciente de sua responsabilidade social, atuando como agente transformador e de desenvolvimento nas comunidades onde atua. Por isso, nada mais apropriado do que investir no conhecimento das crianças. Os conceitos aprendidos na infância ficam por toda a vida”, ressalta o presidente nacional do Sistema Sicredi e da Central PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

Em Maringá, a ação envolve mais de 800 crianças, com idade entre 6 e 11, anos dos colégios Osvaldo Cruz e Antonio Carlos Velasque. Em Londrina, cerca de mil estudantes de três colégios devem participar da atividade. Além de ganharem o gibizinho especial, os alunos ainda vão assistir à peça “Brincando de Circo”, da Cia. De Teatro Expressão de Amor, de Maringá, que conta a história de dois palhaços, Adalberto Pé de Chinelo e Cajuíno Castanho, que gostariam de ter o próprio circo, mas percebem que não têm dinheiro para realizar esse sonho. A atração faz parte do projeto Caravana Kids, desenvolvido pela Sicredi União PR/SP.

No mês de outubro, o Sicredi lança a terceira edição da série especial de revistas em quadrinhos da Turma da Mônica com a temática de educação financeira. Nesta edição, o foco é o uso do crédito e a administração das dívidas. No total, serão seis edições, baseadas no conteúdo do Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil: Nossa Relação com o Dinheiro; Orçamento Pessoal ou Familiar; Uso do Crédito e Administração das Dívidas; Consumo Planejado e Consciente; Poupança e Investimento; e Prevenção e Proteção. Três edições já foram lançadas neste ano e outras três sairão em 2019. Os gibis estão disponíveis, gratuitamente, em todas as agências do Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em Toledo (PR), as crianças poderão conhecer a Mônica e o Cebolinha. Os personagens da Turma da Mônica estarão, no dia 12 de outubro, no Shopping Panambi. A atividade desenvolvida pela Sicredi Progresso PR/SP, em parceria com o shopping, faz parte das ações da instituição cooperativa para levar informações sobre orçamento de forma lúdica ao público infantil. Além da visita especial e a distribuição de gibis, as crianças ainda poderão participar do circuito CooperaKids, com atividades que reforçam o conceito de colaboração e educação financeira.

Imprensa Sicredi