Newsletter
Notícias

Pérola é o primeiro município a depositar seus recursos na Cooperativa Sicredi

10/07/2018

O prefeito de Pérola, Darlan Scalco, foi o primeiro prefeito a realizar depósitos de recursos financeiros municipais na cooperativa Sicredi. Ele compareceu na agência da Sicredi em Pérola logo após a assembleia realizada dia 25/06 pela Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, que adequa a cooperativa a Lei Complementar 161, de Janeiro de 2018, e a Resolução 4.659 do Banco Central do Brasil, de maio de 2018, que permitem que as cooperativas abram conta corrente e recebam os recursos das prefeituras municipais. O Prefeito foi recebido pelo presidente da cooperativa, Jaime Basso, pelo Diretor Executivo, Moacir Niehues e pelo Gerente da agência Fernando Bezun, para realizar o simbólico primeiro depósito dos recursos de um município paranaense na cooperativa.

O Prefeito Darlan comentou que esta Resolução abre as portas do Cooperativismo para que os municípios possam contar com um parceiro financeiro presente e próximo, além de marcar uma importante aliança entre estas duas instituições. “A prefeitura e a Sicredi compartilham do mesmo propósito, o desenvolvimento local. Para mim, não existe uma instituição financeira mais parceira da cidade e da região.”

Além de reforçar as regras que esta Resolução estabelece, como manter títulos públicos no montante de recursos captados que excederem a garantia prestada pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), o Presidente Jaime Basso reforçou os benefícios que a gestão financeira dos recursos municipais na cooperativa pode trazer aos municípios, além de todo apoio no dia a dia financeiro das prefeituras. “Este é um marco histórico para o cooperativismo de crédito brasileiro. Depois de muitos anos o congresso aprovou a lei, o presidente sancionou e o Bacen regulamentou a possibilidade das cooperativas receberem os depósitos dos municípios. Estamos muito orgulhosos pela iniciativa do prefeito Darlan, saímos na frente e queremos que mais municípios se juntem a nós nesse movimento cooperativista, contando com o benefício de todos os serviços financeiros que podemos oferecer e principalmente da condição da cooperativa reinvestir os recursos captados no próprio município, contribuindo com o desenvolvimento local”.

Esta resolução é um apoio importante para prefeituras que muitas vezes não contam com outras instituições financeiras em sua localidade, mas sim com as Cooperativas. Atualmente a Sicredi é a instituição com maior rede de atendimento no Paraná, são 378 agências, e em 70 municípios é a única instituição financeira com agência para atendimento a população.

A Sicredi Vale do Piquiri é uma das maiores Cooperativas do país, com 110 mil associados,
1.4Bi em cessão de crédito, 1.8Bi em ativos e Patrimônio Líquido avaliado em 270MM.

Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP