Newsletter
Notícias

Unimeds Curitiba e Paraná promovem ações no Dia de Cooperar

10/07/2018

O clima do voluntariado e do cooperativismo tomou conta do Parque dos Tropeiros, no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), no dia 30 de junho, na capital paranaense. Mais de 350 voluntários, distribuídos em 17 tendas, realizaram ações de educação, saúde, bem-estar e lazer, para todas as idades para mais de duas mil pessoas que passaram pelo local ao longo do dia.  Em todo o estado, foram mais de 80 munícipios realizando celebrações deste movimento que muda milhares de vidas todos os anos. 

O evento em Curitiba foi organizado pelo Sistema Ocepar, entidade que representa o setor cooperativo no estado, e pelas cooperativas Aurora, Dental Uni, Sicoob Metropolitano, Sicredi Campos Gerais, Sicredi Integração, Sicredi Crednoreg, Sicredi Medicred, além das Unimeds Paraná e Curitiba que trabalharam juntas na ação realizando atualização cadastral do Sistema de Saúde da cidade, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e de pés diabéticos. 

Diva Monte Serrat, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade (NDHS) da Federação, conta que a dedicação e o empenho dos colaboradores fizeram toda a diferença para o sucesso do evento

“O evento foi um sucesso. Graças a ajuda de todos, tivemos 405 cadastros realizados que serão entregues às unidades de saúde”, comentou Jackson Soares, do NDHS, que coordenou a equipe da Unimed Paraná no evento. Para a colaboradora Márcia Pereira, voluntária na ação, “a retribuição é ver o sorriso daquelas pessoas. Foi muito gostoso o dia e passou muito rápido”. 

Este ano, a ação teve o apoio da Unicic – União das Associações dos Moradores da CIC, da Sanepar e da Prefeitura de Curitiba. Para a população do bairro, a celebração foi uma forma de reativar o parque, fechado desde 2012.

Responsáveis por movimentar mais de 60% do que se produz no Paraná, as cooperativas do estado reafirmaram seu compromisso com o meio ambiente durante o evento. O Sistema Ocepar, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) assinaram um protocolo de intenções do Programa "Plante Árvores", cujo objetivo é a recuperação de áreas degradadas no Paraná. "As cooperativas paranaenses destinam 28% de suas áreas de plantio para a preservação ambiental, quando a legislação determina 20%. Fazemos isso pois nosso cuidado com o desenvolvimento sustentável é foco do nosso trabalho", afirma o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que plantou uma muda no Parque, em nome de todas as cooperativas que atuam no Paraná.

Sobre o evento

O Dia C é um movimento de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro que tem por objetivo estimular a realização de projetos socioambientais contínuos e estruturados que promovam transformação, em alinhamento com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Para dar visibilidade a esse movimento, uma vez por ano uma grande ação é realizada simultaneamente em todo o Brasil. Por um dia inteiro, cooperativas e milhares de voluntários promovem ações sociais e ambientais em locais públicos com o intuito de celebrar o cooperativismo. 

Imprensa Unimed Paraná