Newsletter
Notícias

SICOOB TRÊS FRONTEIRAS: Jovens de Santa Terezinha de Itaipu participam de palestra sobre educação financeira

16/04/2018

Alunos do terceiro ano do Colégio Estadual Carlos Zewe Coimbra, de Santa Terezinha de Itaipu, tiveram o primeiro contato com o mundo das finanças pessoais e consciência em relação ao dinheiro, por meio de uma palestra promovida pelo Sicoob Três Fronteiras em parceria com o Instituto Sicoob, na última quinta-feira (12/04).

Os quase 60 adolescentes foram estimulados a pensar sobre quais são os comportamentos saudáveis e necessários a serem adotados quando os temas em questão forem desejo, necessidade, planejamento, economia e consumismo.

As diferenças entre o sistema financeiro de cooperativas e o sistema financeiro bancário também foram abordadas ao longo da conversa. Além de características como taxas mais baixas do que as praticadas pelo mercado, o cooperativismo chamou a atenção dos jovens por seus valores e princípios. Compartilhar os resultados com os cooperados e atuar na transformação e pelo desenvolvimento das comunidades são alguns deles.

Para a aluna Camila dos Santos Rodrigues, a ação foi bastante significativa e por isso, considera importante compartilhar as informações sobre educação financeira com familiares e amigos. “Gostei muito da palestra, agora tenho conhecimento para administrar a minha condição financeira”, avalia.

A parceria do Sicoob Três Fronteiras e do Instituto Sicoob com o Colégio Estadual Carlos Zewe Coimbra está apenas começando. Nos próximos meses, alunos de outras turmas também terão contato com a educação financeira, cooperativista e carreira profissional.

Para que essa ação seja possível, o trabalho dos voluntários da cooperativa é essencial. “Posso dizer que o trabalho voluntário que desenvolvo por meio do Instituto Sicoob me faz crescer como pessoa e profissional. Durante as palestras percebo que os jovens estão abertos a novos conhecimentos e demonstram muito interesse. Para mim, o trabalho voluntário significa troca”, explica o Analista Administrativo Financeiro do Sicoob, Alécio Andrade.

Para o gerente do Ponto de Atendimento do Sicoob em Santa Terezinha, Fernando Dalbosco, ser voluntário é algo motivador. “Sou colaborador do Sicoob há aproximadamente seis anos e essa é a primeira vez que realizo este trabalho como um voluntário transformador. Estou muito empolgado”, destaca. 

Imprensa Sicoob Unicoob