Newsletter

Notícias

Criação de cooperativa deve fortalecer a suinocultura do Piauí

10/08/2017

A suinocultura está em alta no Brasil, e no Piauí não é diferente. O crescimento do consumo de carne de porco no Piauí está fazendo com que os criadores de suínos procurem maior organização para conseguir melhores preços e estrutura de produção, e assim tornarem-se mais competitivas em relação a outros estados. 

A criação das cooperativas que organizam esses produtores está recebendo apoio do Sistema OCB/Sescoop Piauí. A mais nova do setor, a CoopSui - Cooperativa Piauiense de Suinocultores- já conta com 20 cooperados. Além da cooperativa, o Piauí também possui uma Câmara Setorial de Suinocultura, composta por 14 órgãos do Governo e sociedade civil.

Outra ação, desta vez de Governo, que deve estimular a produção é a cobrança de impostos sobre a carne suína que entra no Piauí. Para os produtores, isso tem sido de extrema importância para o desenvolvimento da atividade no Estado. Antes desta mudança o preço do suíno no Estado chegava a ser 40% maior que os demais, porque os custos de produção prejudicava a competitividade.

Portal Cidade Verde