Newsletter
Notícias

UNIMED MARINGÁ: Capacitação para pediatras aborda atendimento a vítima de traumas

14/06/2017

A Unimed Maringá, juntamente da Fundação Unimed, promoveu no sábado (03/06) e domingo (04/06) o curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria. Realizado na sede social da Sociedade Médica de Maringá (SMM), o curso teve o objetivo de qualificar médicos para o atendimento de crianças vítimas de traumas ou situações clínicas agudas.

O treinamento - Ao todo, o treinamento teve a duração de 18 horas e participação de 24 médicos cooperados, que tiveram acesso a conteúdo teórico, prático e didático, utilizando manequins simuladores para realizarem análises de casos e testes de várias competências.

Atualização das normas - Para o médico coordenador e professor do curso, Washington Luis Bittencourt, a realização da capacitação é de extrema importância, pois oferece aos médicos uma atualização das normativas que mudam a cada cinco anos, melhorando assim a qualidade do atendimento às crianças gravemente enfermas ou traumatizadas. “É importante que os médicos participem dessa atualização, mesmo que já trabalhem com pediatria, principalmente porque as emergências não acontecem todo dia. Se não praticar, na hora em que o problema surgir, o médico pode se abater. A partir do momento que ele treina fica habilitado a atender o paciente de uma forma mais adequada.”

Moderno - O pediatra Cleber Eduardo Franchin dos Santos, um dos participantes do curso, revela que o Pals oferece o que há de mais moderno em atendimento de urgência e emergência em crianças. “Novas tecnologias vão sendo incorporadas e os conhecimentos melhorados, por isso temos sempre que procurar nos atualizar.” 

Situação de risco - A pediatra Patrícia Botelho de Medeiros relata que o curso é essencial porque também mostra a importância do trabalho em equipe. “O curso é ótimo. Quem trabalha na emergência precisa fazer o curso, pois aborda situações de risco que precisamos estar capacitados para atender, caso aconteça. Além disso, aprendemos também que é muito importante o trabalho em equipe, mostrando que todo mundo tem de estar falando a mesma língua para fazer um atendimento de qualidade.”

Provas - Ao final do curso, todos os participantes realizaram provas teórica e prática e receberam certificado.

Imprensa Unimed Maringá